top of page

あなたは他の誰とも違うグループ

公開·12名のメンバー

Metodologia De Pesquisa [Extra Quality]



Dessa forma, a metodologia de pesquisa é parte essencial de todos os tipos de trabalhos acadêmicos e deve ser escolhida com cautela, já que os seus métodos serão responsáveis pelo resultado final do projeto.




Metodologia De Pesquisa


Download: https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fvittuv.com%2F2ugVbD&sa=D&sntz=1&usg=AOvVaw0mC-4z2Uio3j97b04DRva_



A metodologia de pesquisa é uma das partes mais importantes do trabalho científico, pois é através dela que o pesquisador será direcionado a encontrar as soluções para as perguntas da hipótese.


O método dedutivo se baseia na lógica de uma verdade maior já conhecida (um axioma) e a afunilando para uma verdade particular observada pelo pesquisador (um teorema), gerando uma conclusão já implícita. Por isto este método não gera novos conhecimentos!


A pesquisa descritiva possui como intuito responder alguma dúvida ou questionamento. Dessa forma, ela busca a descrição de características de determinado fenômeno, estabelecendo relações entre as variáveis participantes.


A pesquisa quantitativa está relacionada à quantificação dos dados coletados, utilizando gráficos, tabelas e cálculos para análise de opiniões e de informações obtidas durante a pesquisa.


A pesquisa quali-quanti é responsável por mesclar as pesquisas qualitativa e quantitativa, associando a investigação dos significados das relações humanas com dados estatísticos.


A pesquisa explicativa busca a compreensão ou explicação das relações entre dimensões, ou características de indivíduos, grupos, situações ou eventos, por meio de análises e de correlações.


Agora que você já sabe quais são as metodologias de pesquisa, é hora de colocá-las no papel em seu trabalho científico em busca da nota 10. Confira como escrevê-lo no próximo tópico!


Normalmente, a metodologia compõe sua própria seção em um artigo, na qual você pode descrever seu método para coletar, agrupar e analisar dados observacionais, experimentais, de simulação e derivados.


Embora a maneira como você aborda a escolha de seus métodos e a redação de sua metodologia possa ser diferente dependendo do tipo de pesquisa que está realizando, há várias etapas básicas que quase todos os pesquisadores seguem para concluir esta seção.


Dessa forma, ao descrever seu processo de coleta, é importante que você apresente transparência à pesquisa, informando quantos experimentos você realizou e quais ferramentas você usou para testar seus sujeitos.


Dependendo da sua pergunta de pesquisa e, às vezes, até mesmo do campo em que você está, você pode considerar usar diferentes métodos de pesquisa para tirar uma conclusão ou responder à sua pergunta de pesquisa.


A pesquisa quantitativa é baseada em números e gráficos para chegar a um resultado. Essa abordagem é necessária para validar as hipóteses apresentadas e para coletar dados. Ela pode ser realizada por meio de:


De acordo com Silveira e Gerhardt, a pesquisa quantitativa é norteada pelo positivismo, considerando que a realidade só pode ser compreendida por meio na análise de dados brutos. Assim, recorre à matemática para descrever algum fenômeno e analisar informações.


A pesquisa bibliográfica é uma das mais comuns entre os estudantes, sendo obrigatória em todos os trabalhos científicos. Com ela, é feito uma coleta de dados a partir de artigos, livros e revistas científicas para utilizar como citações.


De acordo com Gonsalves, a pesquisa de campo exige que o pesquisador tenha um encontro muito mais direto com a população pesquisada. Somente assim, reúne informações concretas para serem documentadas.


Nessa perspectiva, a estratégia de avaliação da pesquisa realizada também pode considerar cada passo da pesquisa, e pode ser utilizada também a autoavaliação. Assim, os estudantes podem se avaliar em cada etapa da realização da pesquisa, identificando suas dificuldades, os desafios do ato de pesquisar e, principalmente, seus avanços. Com essa estratégia de avaliação, é possível observar, por exemplo, que um estudante se saiu muito bem na seleção de material, porém não teve o mesmo êxito ao apresentar oralmente seus resultados; ou que teve sucesso na apresentação dos resultados, mas selecionou fontes não confiáveis. Nesse contexto, a avaliação final consideraria todas as etapas da produção da pesquisa, sem focar apenas um quesito.


Metodologia de pesquisa de mercado é a maneira como um estudo é conduzido, segundo diferentes procedimentos que levam ao atingimento de objetivos distintos, para elucidar diferentes tipos de problemas de pesquisa.


Num estudo clássico, primeiramente é realizada uma pesquisa exploratória para entendimento do contexto e obtenção dos insights iniciais. Em seguida, uma pesquisa descritiva para obter dados estatísticos e comparar diferentes segmentos. E, por fim, é feita uma pesquisa causal para experimentar as relações de causa e efeito de acordo com a variável utilizada.


No contexto de diferentes pesquisas que já desenvolvemos sobre manifestações políticas comemorativas em espaços públicos de Santiago do Chile, no presente artigo apresentamos a aproximação metodológica foto-etnográfica que elaboramos para observar e compreender o fenómeno desde a perspectiva das formas de aparição no espaço público e as lutas pela visibilização dos manifestantes. Assumimos que tanto as imagens quanto os modos de narração dos fenómenos sociais na etnografia não são neutros senão dependem da posição dos pesquisadores, pelo qual colocamo-nos em una perspectiva de diálogo e proximidade com as lutas dos atores sociais que manifestam nessas comemorações. Em termos metodológicos, a proposta que temos desenvolvido visa fornecer diretrizes epistemológicas e procedimentais sobre a fotoetnografia e a articulação entre saberes e práticas próprias da etnografia.


A fim de planejar e nortear seus estudos no campo de abordagem da pesquisa qualitativa, pesquisadores das diversas áreas do conhecimento possuem uma variedade de metodologias que podem ser utilizadas em suas investigações. Este artigo discorre especificamente sobre a metodologia de pesquisa qualitativa intitulada como História Oral, a fim de realizar um breve levantamento sobre seu percurso histórico, desde seus primeiros registros até sua chegada e ampliação da técnica no Brasil, além de conceituar esta metodologia levando-se em consideração as suas modalidades existentes e suas respectivas particularidades. Por fim, pretende-se apresentar alguns apontamentos pertinentes sobre as etapas da metodologia de História Oral e fazer um breve relato sobre considerações dos desafios da História Oral na plenitude do século XXI.


O conhecimento científico, ao contrário do senso comum, possibilita a verificação dos resultados. Aqui, os raciocínios e as técnicas podem ser claramente identificados. Se outro pesquisador ou pesquisadora seguir exatamente o mesmo caminho, com exatidão, pode verificar os resultados alcançados no estudo prévio.


Quando nos referimos à pesquisa jurídica, algumas perguntas vêm à mente: quais as etapas básicas que devem ser seguidas para que a investigação alcance seus objetivos de forma científica? Como funciona a metodologia de pesquisa jurídica?


Dissertações são apresentadas como requisito parcial do mestrado (pós-graduação stricto sensu). O que se espera é a formação de suas próprias opiniões, dando um passo a mais no seu percurso de pesquisa.


O pesquisador ou a pesquisadora elege um conjunto de hipóteses que acredita serem viáveis para se aproximar do seu objeto. Por meio da experimentação, essas hipóteses podem ser confirmadas ou não. Esse processo de verificação se chama falseamento das hipóteses.


Na construção do seu trabalho acadêmico, é importante termos bem delineados os critérios formais para os procedimentos de pesquisa e deixar claro quais são as suas bases e suportes. Vejamos alguns tipos de pesquisa jurídica:


2) Prática: também chamada de empírica, significa que você vai trabalhar com informações verificadas ou colhidas dentro de uma amostragem determinada. Mas atenção! É imprescindível que, mesmo em pesquisa empírica, haja teoria que sustente os argumentos práticos.


5) (Extra) Quali-quantitativa: são pesquisas que possuem características quantitativas e qualitativas ao mesmo tempo. Os dados coletados são associados às análises qualitativas para aprofundamento do conhecimento. 041b061a72


グループについて

グループへようこそ!他のメンバーと交流したり、最新情報を入手したり、動画をシェアすることができます。
bottom of page